O que é a Energia Solar?

A energia solar tem como sua fonte o sol. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água.

Para a produção de energia elétrica são usados dois sistemas: o heliotérmico, em que a irradiação é convertida, primeiramente, em energia térmica e posteriormente em elétrica; e o fotovoltaico, em que a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica.

Energia Fotovoltaica

A energia fotovoltaica é a transformação da irradiação solar em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica (característica do sistema heliotérmico).

Como funciona ?

As células fotovoltaicas (ou células solares) são feitas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício). Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz solar).

Os elétrons livres são transportados pelo semicondutor até serem puxados por um campo elétrico. Este campo elétrico é formado na área de junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico existente entre esses materiais semicondutores. Os elétrons livres são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

Eficiência

Quando falamos em eficiência de uma placa fotovoltaica, estamos falando na porcentagem de energia do sol que atinge a superfície da placa e é transformada em energia elétrica.

Podemos dizer que quanto maior for a eficiência do painel fotovoltaico, mais Watts por metro quadrado o sistema vai gerar e quanto maior for a eficiência do painel fotovoltaico, menor é o painel para a mesma produção de energia.

Uma placa solar pode produzir no Nordeste, por exemplo, cerca de 40Kwh/mês. Já na região Sul, essa mesma placa pode produzir, em média, 30Kwh/mês, a depender de certos fatores de incidência do Sol na placa solar.

O Seu Sistema

Em sua residência ou empresa, será dimensionado um sistema para suprir a demanda instalada, a partir disso, estará disponível um conjunto de placas solares que receberão a radiação do sol, essas placas absorverão a radiação e a transformará em energia elétrica.

Essa energia elétrica é gerada em corrente contínua, que é a energia presente em fontes, pilhas e etc. Mas não é a energia que usamos em nossos aparelhos domésticos. Então, precisamos de um inversor de frequência, que será responsável por transformar essa energia CC em energia CA (Corrente Contínua).

Após esse processo, a energia será encaminhada para as tomadas, lâmpadas e demais instalações do local.

Posteriormente todo excesso gerado, se encaminhará para o medidor bidirecional, que será responsável por medir a energia utilizada da distribuidora, e a energia gerada.

Toda energia gerada acima da utilizada será creditada na conta do cliente, o cliente tem até 5 anos para utilizar esses créditos em locais do mesmo CPF ou CNPJ.